Agencias de Modelos, Top Models, Celebridades – O seu portal de informação
Show MenuHide Menu

Descubra os efeitos da gordura trans no organismo e opções de alimentos mais saudáveis para substituí-la

janeiro 18, 2016

Uma bola de sorvete de 80 gramas pode conter até 1,5 g de gordura trans (Foto: Thinkstock)Uma bola de sorvete de 80 gramas pode conter até 1,5 g de gordura trans (Foto: Thinkstock)

Delícias calóricas como bolachas recheadas e donuts entraram na mira do governo dos Estados Unidos em junho, quando o país anunciou a proibição do uso de gordura trans em produtos industrializados. Na prática, fica banida a grande responsável por deixar os alimentos mais crocantes, bonitos e saborosos. A FDA (Food & Drug Administration), agência americana reguladora de alimentos e remédios, deu prazo de até três anos para as empresas se adequarem à nova lei. A decisão foi tomada por causa de uma epidemia de infartos e derrames ligados à obesidade. A gordura trans é um dos principais vilões dessa história, pois não traz benefício nenhum à saúde e só contribui para o aumento de peso.


No Brasil, o ingrediente também é usado (e consumido) em profusão. Nos últimos 20 anos, o país se tornou o segundo mercado mundial de venda de pipoca de micro-ondas e lidera a lista dos que mais comem biscoitos doces no mundo. Para tentar contornar a situação, a Abia (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação) assinou um acordo com o governo federal em 2007, que previa a redução de até 5% do total de gorduras dos alimentos processados e de até 2% em óleos e margarinas. Mesmo assim, os índices de obesidade por aqui subiram 10% em uma década. “Para controlar a questão, de fato precisaríamos de um empenho mundial, como foi com a proibição do gás CFC em produtos aerossóis. Só assim as indústrias removeram a substância das fórmulas”, diz Alexandre Hohl, de Florianópolis, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem).


Os fabricantes afirmam que já estão se adequando ao novo esquema. A PepsiCo, que detém marcas como Toddy e Elma Chips, informou em nota que segue um plano para eliminar a gordura trans de todos os seus produtos até 2018. A Nestlé tem o mesmo discurso e pretende zerar o uso da gordura até o ano que vem. Segundo o Ministério da Saúde, as discussões sobre a redução do ingrediente serão retomadas e a iniciativa faz parte do plano de promoção de hábitos saudáveis criado em parceria com a Abia e com a Anvisa.


CONHECENDO O ALIMENTO
A gordura trans está presente em alimentos de origem animal, na própria carne e nos derivados do leite. Nesses itens, possui índices toleráveis e menos maléficos. O problema está nos produtos industrializados, nos quais a substância é obtida por meio de um processo químico chamado hidrogenação, que transforma os óleos vegetais líquidos em sólidos. É justamente o resultado dessa alquimia que deixa os alimentos tão atraentes e gostosos.


A partir dos anos 50, toda a indústria alimentícia mundial passou a adotar o recurso. Já naquela época, porém, se especulava sobre os efeitos desastrosos no organismo. Mesmo assim, até os anos 90, ela passou quase despercebida pela patrulha da boa alimentação. “Foi quando começamos a ter um maior suporte científico para afirmar que era justamente esse ingrediente que estava causando tantos danos à saúde cardiovascular”, diz a nutricionista Isabel Jereissati, do Rio de Janeiro.


Além de contribuir para o ganho de peso, o consumo de gordura trans aumenta o processo inflamatório do corpo, eleva os níveis do colesterol ruim (LDL) e reduz o bom (HDL). Para piorar, ao longo dos anos, o ingrediente se acumula nas veias, aumentando o risco de infarto e derrames. Ou seja: uma verdadeira bomba relógio. E não há uma dose de ingestão considerada segura pelos médicos. “Ler o rótulo para se certificar de que não contém trans é uma forma de reduzir o consumo, que deve ser o menor possível”, diz Isabel.


MEMÓRIA NO ALVO
Não é só o coração que sofre com os efeitos colaterais. Uma pesquisa recente feita pela Universidade da Califórnia apontou que o consumo frequente de produtos com a substância também pode acarretar problemas no cérebro, afetando a memória. O estudo foi realizado com mais de mil homens de 20 a 45 anos e mostrou que, a cada grama de gordura ingerido, o voluntário se esquecia de uma palavra das que precisava memorizar.


O resultado preocupou os médicos pela baixa idade dos participantes e levantou uma questão: a gordura trans pode levar ao Alzheimer a longo prazo? Diante disso, pesquisas sobre o tema já começaram a ser conduzidas no mundo todo.


TROCAS SAUDÁVEIS
Para se adequar à proibição, as empresas terão que substituir a trans por outras gorduras, de origem vegetal, como óleo de coco ou de palma. “Os alimentos industrializados vão ficar menos gostosos, chamativos e palatáveis. Mas, sem dúvida, muito mais saudáveis”, avisa o endocrinologista Alexandre Hohl. Enquanto o mercado não se adapta completamente, é possível fazer algumas substituições no dia a dia para reduzir o consumo da trans. Veja quais são os alimentos-vilões e faça trocas espertas:

AS TROCAS DE ALIMENTOS COM GORDURA TRANS POR OPÇÕES MAIS SUADÁVEIS (Foto: Thinkstock)AS TROCAS DE ALIMENTOS COM GORDURA TRANS POR OPÇÕES MAIS SUADÁVEIS (Foto: Thinkstock) Assuntos sobre modelos e agencias de modelos na web: Agencias de modelos Melhores agencias de modelos Altura necessária para as modelos Como entrar para uma Agencia de Modelos Agencias de Modelos Brasileiras Agencia de Modelos do Brasil Lista de Agencias de Modelos Brasileiras Matérias sobre Modelos e o mundo da moda Lista de Agencias de Modelos Modelos Masculinos Empório Armani Online Lista de Agencias de Modelos Agencias de Modelos Agencias de modelos famosas Principais Agencias de Modelos Informações sobre agencias de modelos Informações sobre agencias de modelos e modelos Agencias de Modelos e Top Models Modelos, Agencias de Modelos e Bastidores da Moda Modelos, Agencias de Modelos e Moda Agencias de Modelos, Agencias de Moda do Brasil, Top Models, Modelos Femininos, Modelos Masculinos Vulnerável e Oscilante Moda, Modelos e Agencias de Modelos Veja Fashion Agencia de Modelos e Top Models

Principais Agencias de Modelos do País: FORD MODELS, MEGA MODEL BRASIL, MAJOR MODEL BRASIL, LEQUIPE AGENCE, Way Model